Dirce Marson
Clique para imprimir a foto
Ficha Técnica
 

NOME: Dirce Mello Marson.
MODALIDADE: Basquetebol.
FILIAÇÃO: José Cândido de Mello e Idalina Alvarenga Mello.
NASCIMENTO: 11/10/1925.
LOCAL: São José dos Campos (SP)
GRAU DE INSTRUÇÃO: Superior; Professora de Educação Física.
ESTADO CIVIL: casada com o jogador de basquete Alberto Marson.
CLUBES: Tênis Clube São José dos Campos e CR Tietê (SP).
CONQUISTAS: Campeã dos Jogos Abertos do Interior, na década de 40; Campeã do Troféu Bandeirantes (1949); Campeã brasileira pela Seleção Paulista (1950).


Histórico
A história da jogadora Dirce Marson começa com a própria história do basquetebol de São José dos Campos. A chegada do professor Edesio Del Santoro, de Taubaté, para trabalhar no Ginásio Estadual e Escola Normal João Cursino significou o início do "esporte da cesta" na cidade. Ele montou uma equipe vitoriosa, que brilhava em competições regionais e nos Jogos de Cambuquira (MG). Era um time formado por Jaú, Cirene, Cynira, Belita e Dirce, entre outras. Edésio permaneceu em São José dos Campos de 1947 a 1952.

Dirce foi uma notável jogadora de basquete, casada com o atleta olímpico Alberto Marson, que também trabalhou como técnico do Tênis Clube depois de encerrar sua carreira. A ex-jogadora tem um dado curioso em sua vida esportiva: Dirce foi homenageada no dia 21 de agosto de 1999, no Tênis Clube SJ dos Campos, por iniciativa do Panathlon Clube SJ dos Campos e Secretaria de Esportes de São Paulo recebendo a medalha de campeã brasileira de 1950, que na ocasião não lhe havia sido entregue. Foi uma festa muito bonita que trouxe vários personagens do passado de volta a São José dos Campos e Dirce ficou muito emocionada.

Fora das quadras Dirce também construiu uma bela história com o marido Alberto Marson. Tiveram três filhos: Ângela (paulistana), Cristina e Ivan (joseenses). Mas só quem se dedicou ao esporte foi Ivan Marson, que participou da equipe do Tênis Clube SJ dos Campos, bicampeã estadual (80-81) sob o comando do técnico José Edvar Simões. Sem saudosismo, o casal campeão - Dirce e Alberto Marson - conservam bem guardados os troféus, medalhas e homenagens recebidas ao longo da carreira, bem como os principais recortes de jornais alusivos aos feitos alcançados. Assim, os filhos e os cinco netos podem curtir a história vitoriosa de dois campeões.

Pesquisa e Redação: Alberto Simões/MESJC