Glauco Putomatti
Clique para imprimir a foto
Ficha Técnica
 

Nome: Glauco Putomatti Filiação: EzioPutomatti e Esmeralda Leite Putomatti Nascimento: 09/09/1943
Localidade: Ribeirão Preto
Estado Civil: Casado
Grau de instrução:Superior.
Profissão: Professor de Educação Física
Clube: Associação Esportiva São José
Modalidade: Natação
Conquistas: AESJ - Campeão dos Jogos da Juventude, Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Campeonato Paulista.

Histórico
Oriundo de Ribeirão Preto, aos cinco anos de idade Glauco Putomatti mudou-se com a família para Campinas onde aos oito começou a dar as primeiras braçadas. Aos 14 anos estreou em competições oficiais, chegando a nadar Jogos Regionais, Jogos Abertos e campeonatos paulista e brasileiro competindo respectivamente por Clube Campineiro de Regatas e Natação e Guarani Futebol Clube daquela cidade.

O desejo de cursar a faculdade de educação física o fez mudar-se para São Paulo, onde iniciou carreira acadêmica na USP. O estudante se dividia entre as aulas de educação física e as competições de natação.Putomatti cursava o segundo ano quando foisurpreendido pelotécnico do Pinheiros, que o convidou a trabalhar no clube como estagiário. Atleta, ele já representara o clube em uma travessia na represa de Guarapiranga. Nesse meio tempo as competições em Campinas já começavam a rarear A carreira de treinador passava a ganhar importância em sua vida, enquanto a de atleta começava a pertencer ao passado. Terminado o curso de Educação Física, atendendo a convite, este passou a dar aulas de natação na ESEFIC - Faculdade Superior de Educação Física, em Cruzeiro. As aconteciam duas vezes por semana. Lecionando na em Cruzeiro Putomatti conheceu Alberto Marson, professor de educação física especializado em basquetebol, que o convidou a conhecer São José dos Campos e em especial, o setor de natação da Associação Esportiva São José. O fato aconteceu em dezembro de 1973. Depois de acertar detalhes com diretores da Associação; no mesmo ano ele se desvinculou do Pinheiros. À época a Associação Esportiva São José era presidida pelo senhor Linneu de Moura, tido como o melhor presidente que a entidade possuiu. Chegando a São José dos Campos Potumatti já encontrou uma equipe formada. O treinador era o senhor José do Carmo Neves conhecido como Zequinha. Rosângela da Exaltação, a Zanza, ex- nadadora do clube o auxiliava na preparação das equipes. O time contava entre outros, com Ricardo di Nicoló, Luís Fernando Zulietti, Edson Muto, Rosa Maria da Exaltação (irmã de Zanza). A equipe masculina contava com fortes nadadores. Ricardo diNicoló foi um dos primeiros nadadores brasileiros a treinar nos Estados Unidos, com a equipe de Lakewood, na Califórnia.

Treinando a natação de São José dos Campos, entre os títulos conquistados estão cerca de três títulos de campeão nos Jogos Abertos (a natação, porquanto, em termos gerais a cidade ficaria 44 anos sem conquistar tal honraria) e dez nos Jogos Regionais, além de títulos conquistados com o Grêmio Náutico União de Porto Alegre e Clube Náutico Curitibano, do Paraná. Como treinador desses clubes do sul do país, o treinador chegou a participar de competições no Chile, Paraguai e Uruguai. Estando no comando da natação da Associação Esportiva São José, Glauco Putomatti foi convocado a compor a equipe técnica da seleção brasileira em campeonatos sul-americanos no Peru e Uruguai, respectivamente. O treinador também foi durante seis anos coordenador-técnico de natação do Centro Olimpico da Cidade de São Paulo (projeto Adote um Atleta, onde teve a oportunidade de treinar Ricardo Prado, que a época tinha 14 anos idade, e sua irmã Rosamaria Prado, ambos campeões brasileiro e sul-americano).

Enquanto treinador no Paraná e Rio Grande do Sule de São José dos Campos participou de clinicas de natação promovidas pela Associação Americana dos Técnicos de natação em que se encontravam presentes cerca de 1500 técnicos de natação de todas as partes do mundo. Putomati é membro da Associação de Técnicos de Natação nos Estados Unidos. Como membro integrante desta associação ele participou de 12 clinicas internacionais. Em geral, estas clinicasnunca tinham duração inferior a uma semana. O "feedback" favorecia o intercâmbio entre estes profissionais. O conhecimento e a respeitabilidade adquiridos lhe renderam a honra de, durante três dias, estar como "treinador" em uma universidade em Illinois.

O treinador joseense ficou ausente da Associação por 15 anos, voltando a casa cerca de três anos. O suficiente para formar com a ajuda do técnico Felipe Tronni, a equipe infantil campeã brasileira. A este respeito, a Associação ganhou citação da Federação Paulista, reconhecendo ser a equipe joseense a que mais evoluiu nos últimos anos. Segundo palavra de Putomatti, em São Paulo a natação de São José dos Campos só não é melhor que as equipes de Corinthians, Pinheiros e SESI, clubes com grande tradição na natação do país.

Glauco Putomatti lembra que vitórias e derrotas fazem parte do esporte, e que não se constrói uma história sozinho. Por isso enaltece o trabalho realizado por seus antecessores Davi Camargo e, sobretudo, Amauri Machado a quem considera como um dos melhores do Brasil.

Entrevista realizada dia 30/8/2015 às 14h30min no interior da Associação Esportiva São José.

Pesquisa e Redação: Valter Brazão/MESJC