Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Centro Poliesportivo Altos de Santana, na região norte, vai sediar neste final de semana (5 e 6) o Campeonato Brasileiro de Hóquei Indoor de Base Masculino, nas categorias sub-15 e sub-18. Participarão equipes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.

A equipe de hóquei de São José disputará a competição pela quarta vez, nas duas categorias, representando a cidade por meio do Programa Atleta Cidadão. O Brasileiro chega à sua nona edição e a equipe joseense tem história nele, já que a categoria sub-15 foi campeã em 2015 e a sub-18 nos anos de 2014, 2015 e 2017.

Para esta edição, o primeiro adversário do sub-15 [na foto abaixo] será o Sesi-SP, de Mogi das Cruzes. O sub-18 enfrentará o Ferrulha, de Minas Gerais. No total, dez equipes disputarão a competição nas duas categorias.
O sistema de disputa será por pontos corridos, com todos jogando contra todos. Quem somar mais pontos será o campeão. A decisão será no domingo a partir das 8h.

O hóquei indoor é uma variação do hóquei de campo, criada na Alemanha em 1950, que se espalhou rapidamente pelos países europeus. As equipes são compostas por seis jogadores, sendo cinco na linha e um goleiro. O jogo é dividido em dois tempos de 20 minutos, podendo chegar a 25 minutos em alguns países.

Atleta Cidadão

O Programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, é responsável por detectar, selecionar e treinar crianças e jovens de 7 a 20 anos que tenham aptidão para o esporte competitivo. O programa é utilizado como ferramenta de formação da cidadania.

O Atleta Cidadão atende 20 modalidades, inclusive para pessoas com deficiência (PCD), visando à formação de equipes que representam São José dos Campos em competições regionais, estaduais e nacionais. Caso alcance o estágio de alto rendimento, após os 20 anos o atleta poderá evoluir para competições adultas.

Atualmente, o Atleta Cidadão reúne 1.396 esportistas treinando em 116 categorias, distribuídos em 90 equipes de competição. Uma equipe formada por 157 profissionais na área técnica, fisiologistas, psicólogos, nutricionistas e gestores administrativos dá suporte ao programa.



Serviço

Campeonato Brasileiro de Hóquei Indoor de Base Masculino
Dia e horário – 5 e 6 de outubro, a partir das 8h
Local – Centro Poliesportivo Altos de Santana – Avenida Alto do Rio Doce, 801 – Altos de Santana

*Colaborou Micaela Gianello