Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O São José Basketball fez uma boa partida na sexta-feira (18), diante do São Paulo, pela segunda rodada do NBB (Novo Basquete Brasil), mas acabou derrotado por 73 a 67. A performance do time dá confiança à torcida para a estreia em casa na competição, no próximo sábado (26), às 12h40, contra o Corinthians.

O São José fez um ótimo primeiro tempo, saindo vencedor por 35 a 34. No primeiro quarto, a equipe dirigida por Paulo Jaú perdeu por um ponto (16 a 15), mas no segundo venceu por dois (20 a 18).

Porém, o jogo foi decidido no terceiro quarto, quando o São Paulo aumentou o ritmo e fechou com a vantagem de seis pontos (22 a 15) que seria a diferença no final. O empate de 17 a 17 no último quarto não mudou a situação: São Paulo 73 x 67 São José.

O São José iniciou o jogo com Figueredo (9 pontos), Mariani (24), Duda Machado (6), Ambrosino (4) e Lupa (7). Depois, entraram Buemo (6), Léo Eltink (3), Sergião (8), Guga (0) e Matheus Eugeniusz (0).

Reforço no NBB

A equipe joseense começou a disputa do NBB 20219/2020 com mais três reforços, o ala Léo Eltink, o pivô Abner e o ala/pivô Ambrosino.

Eltink tem 25 anos e 1m93, já jogou pelo sub-22 do São José e traz três NBBs no currículo, por Bauru, Palmeiras e Liga Sorocabana, seu último time. Abner, 30 anos, 2m03, veio do Corinthians. Bicampeão da Liga Ouro por Botafogo e Corinthians, foi eleito MVP (jogador mais valioso) nas finais da Liga Ouro 2018, contra o próprio São José.

O argentino Agustín Ambrosino, 29 anos, 2m03, jogou pelo Real Madrid II e NCAA, o campeonato de basquete universitário dos Estados Unidos. Atuou na última temporada da La Liga Argentina pela equipe do Argentino de Junín. Seu último clube foi o Atlético Nacional de Potosí, da Bolívia, onde se sagrou vice-campeão do país.

O basquetebol é uma das modalidades apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).