Wagner Matheus

Em uma das edições mais empolgantes dos 83 anos de história dos Jogos Abertos do Interior, São José dos Campos conquistou, na noite de sexta-feira (22), o tricampeonato consecutivo –2017 / 2018 / 2019– e, somados 1969 e 2014, o quinto título da competição.

Depois de dez dias na liderança, São José entrou no último dia dos Jogos rigorosamente empatada com a cidade de Santos, cada uma com 199 pontos. Foi uma sexta-feira de nervos à flor da pele. No final, São José festejou o tri ao somar 249 pontos contra 242 de Santos. Foram 12 títulos de campeã, quatro de vice e nove de terceiro lugar.

Raça e pontos

Restando pontuar em cinco modalidades, atletas e comissões técnicas focaram na necessidade de marcar pontos para a cidade chegar ao título. Com muita raça, cada equipe fez a sua parte. (Veja, abaixo, resultados finais e galerias de fotos do último dia dos Jogos Abertos.)

Futsal feminino – Venceu Marília por 3 a 1 e terminou em terceiro lugar, dando seis pontos para a cidade.

Kickboxing – A modalidade terminou com o feminino em terceiro lugar (seis pontos) e o masculino em oitavo (um ponto).

Malha – A equipe de São José dos Campos venceu Franca por 164 a 116 e ficou com o ouro. A vitória deu mais nove pontos para a cidade.

Tênis de mesa – A equipe de tênis de mesa feminino conquistou o título de campeã, somando 9 pontos. O masculino ficou em terceiro e contribuiu com seis pontos.

Vôlei masculino – O time sub-20 de vôlei masculino venceu Assis por 3 sets a 2 e foi campeão dos Jogos. As parciais foram 25/21, 17/25, 26/28, 25/15 e, no tie break, 15/11. A vitória rendeu nove pontos na classificação geral.

Troféu

Por volta das 20h, com o término do futsal e vitória sobre Marília por 3 a 1, chegou o grande momento: a entrega do troféu para São José dos Campos, a campeã dos 83º Jogos Abertos. O chefe de delegação, professor Claudemir de Assis Cabral, levantou o enorme troféu recebido durante uma rápida solenidade realizada na praça pública defronte ao ginásio do Clube dos Bancários.

“Depois de termos passado por situações difíceis e inesperadas, conseguimos alcançar o nosso objetivo, que era o título. Foi emocionante”, disse Claudemir, após levantar o troféu e comemorar junto com outros dirigentes e com a equipe feminina de futsal.

Os Jogos Abertos do Interior foram realizados pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Marília. A Prefeitura de São José dos Campos levou atletas e comissões técnicas apoiados pela LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).

Sexta-feira (dia 22)

Futsal feminino livre / 1ª divisão

Marília 1 x 3 São José – 3º lugar

Malha / 1ª divisão