Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O São José Basketball voltou do Rio de Janeiro com duas derrotas e adiou sua tão sonhada recuperação no NBB (Novo Basquete Brasil). Na noite desta quarta-feira (18), perdeu para o Botafogo por 93 a 75 e se manteve em 14º lugar na classificação, entre as 16 equipes que disputam a competição.

A missão dos joseenses no Rio era mesmo muito complicada. Na segunda-feira (16), enfrentou o Flamengo, líder isolado do NBB, e perdeu por 103 a 83. Em seguida, pegou o Botafogo, que fazia sua primeira partida após ter conquistado o título da Liga Sul-Americana.

No próximo dia 28, o São José terá pela frente outro adversário que faz boa campanha no NBB, o Mogi, que está no momento em quarto lugar na tabela. A partida vai encerrar o primeiro turno. A partir de janeiro, a equipe joseense terá mais 15 jogos pelo returno para tentar ficar entre os 12 que irão para os playoffs.

Oscilando

Na derrota para o Botafogo, o São José voltou a demonstrar oscilações, alternando momentos bons e ruins. Como tem ocorrido na maioria de seus jogos, fez um bom primeiro tempo. No primeiro quarto, a partida estava empatada quando, no último lance, Jamaal fez cesta de três pontos e deu vantagem de 24 a 21 para sua equipe.

No segundo quarto, os botafoguenses dominaram amplamente, chegando a abrir 12 pontos de vantagem. Porém, no final do período, a Águia se recuperou, empatou o quarto em 22 a 22 e deixou o marcador em 46 a 43 para o time da casa, indo para o vestiário com os mesmos três pontos de desvantagem.

No terceiro quarto, o time dirigido por Paulo Jaú chegou a estar na frente no placar, com 51 a 50. Porém, o Botafogo fez valer o fator casa e torcida, além de ter em Jamaal o grande destaque da noite, terminando o período em 22 a 16 e seis pontos à frente no placar acumulado, com 68 a 62.

Os últimos dez minutos foram péssimos para os joseenses. O Botafogo desequilibrou a partida e foi abrindo uma grande vantagem. Ao final, fez 25 a 13 no quarto e chegou a 18 pontos de vantagem.

O placar final foi de 93 a 75 para a equipe do Rio, que está em décimo lugar no NBB, com seis vitórias e sete derrotas em 13 partidas. A Águia tem 3 vitórias e 11 derrotas em 14 jogos, estacionando na 14ª posição.

O São José iniciou a partida com Figueredo (20 pontos), Mariani (10), Léo Eltink (5), Rafa (17) e Lupa (9). Depois, entraram Sergião (4), Ambrosino (2), Duda Machado (3), Matheus Eugeniusz (5) e Daniel (0).

Reforço

O São José está se movimentando para reforçar o time e buscar a recuperação. No início do mês, três atletas deixaram o elenco para possibilitar a vinda de novos jogadores. Saíram o ala argentino Buemo, o ala-armador Guga e o pivô Abner.

Nesta semana foi anunciado o ala dominicano Morillo, vindo do Correcaminos, equipe que disputa a Liga Mexicana. O atleta já está treinando em São José e, se tudo der certo, poderá estrear já no dia 28 diante do Mogi.

Nehemias Morillo tem 27 anos e 1m96. Nascido na República Dominicana, jogou no basquete universitário norte-americano pela Universidade South Florida (2014-2016). Atuou pela seleção Dominicana no Pan do Canadá, em 2015.

Morillo começou sua carreira profissional na Liga Dominicana jogando pelo Metros, em 2016. Na temporada seguinte, transferiu-se para o Soles, do mesmo país, onde recebeu o prêmio de jogador de maior evolução da Liga. Depois de passar pelo Bucaros, da Venezuela, Morillo chegou ao Correcaminos, deixando a equipe mexicana com média de 17 pontos por jogo.

O São José Basket é apoiado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).