Luiz Fischer

O Centro da Juventude, na região sul de São José dos Campos, é frequentado por pessoas de todas as idades, durante todo o ano. Durante o período de férias escolares aumenta o número de famílias se divertindo no local. O espaço oferece opções de lazer para todos os gostos e idades.

Para Raul Santos Oliveira, 57 anos, professor universitário que estava com seu filho Raul Callegari de 5 anos e sua filha Jessica Callegari de 15 anos, morador da região sul, "O espaço é seguro, limpo e colorido. E ainda o importante são as pessoas respeitarem uns aos outros e deixarem o local sempre em boas condições", disse ele.

Já para Jefferson Rodrigues, 25 anos, estudante de medicina, morador da cidade de Curitiba, a Prefeitura realiza um bom trabalho, pois, o espaço é bem cuidado e limpo. “Moro em Curitiba, faço faculdade lá. Quando venho visitar minha família venho fazer exercícios físicos aqui. Tem várias atividades físicas e vários equipamentos e sempre tem uma novidade”, afirmou.

O Centro da Juventude é coordenado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, da Prefeitura. O local tem capacidade para 7.000 pessoas e conta com quadra de esportes, pista de esportes radicais, área verde com quiosques, quadra de areia, pista para caminhada, academia ao ar livre, biblioteca, espaço para exposições, auditório, espaço para descanso com bancos, parque infantil, com brinquedos de madeira tratada, salas multiuso para reuniões, sala de xadrez, sala para dança, além de Centro de Medidas e Avaliação Física.

No Centro da Juventude é possível praticar skate, patins, BMX, vôlei, futebol de areia, futevôlei, futsal, basquete e atividades aeróbicas.

Também são ministradas aulas de ritmos, funcional, ginastica, condicionamento físico, boxe chinês, jiu-jitsu, taekwondo, judô, luta olímpica e alongamento, Jaz e Dança. Para participar, tem ser feita as inscrições no aplicativo São José Viva e ter vaga disponível. Todas as atividades são gratuitas.

Inclusão – Acessibilidade

O Centro da Juventude ainda possui biblioteca inclusiva, com acervo em braille, audiolivros e filmes com áudio descrição, sinalização sonora de acesso para pessoas com deficiência, corrimão, elevador e placas com sinalização em braile, piso tátil, banheiros adaptados e rampas, academia ao ar livre adaptada e jardim sensorial.

Endereço: Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América.

Atendimento administrativo: 8h às 17h30