Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O São José Basketball caiu mais uma posição na classificação do NBB (Novo Basquete Brasil), ao perder do Bauru na última sexta-feira (17), em casa, por 108 a 80. Agora, está em 15º e penúltimo lugar na tabela. A competição reúne as 16 principais equipes de basquete do país.

Nesta terça-feira (21), às 19h, a equipe do técnico Paulo Jaú enfrenta o São Paulo, quarto colocado, também no Ginásio Linneu de Moura, para tentar uma reação. Até agora, em 17 partidas, o São José venceu três vezes.

Oscilando

Se em vários jogos do campeonato o São José perdeu por detalhes, algumas vezes empatando no tempo normal e provocando prorrogações, em outros sendo derrotado por diferenças mínimas, desta vez o descontrole do time ficou evidente na diferença de 28 pontos no marcador.

No primeiro quarto, apresentando falhas defensivas além do normal, o time da casa chegou a estar perdendo por 13 pontos de diferença (21 a 8). Depois de “remar” muito para se recuperar, terminou o período com uma derrota por quatro pontos, 30 a 26.

O segundo período foi um pouco mais feliz para o São José. Mesmo continuando a oscilar bastante, a equipe também contou com queda de produção do Bauru e venceu o quarto por 22 a 21. Assim, o primeiro tempo terminou em 51 a 48 para o Bauru, uma diferença possível de ser superada.

Descontrole

Porém, o terceiro quarto praticamente definiu o jogo a favor dos visitantes, que fizeram 34 a 18 e estabeleceram 85 a 66 no placar, uma vantagem de 19 pontos. Sem conseguir recuperar o padrão de jogo do primeiro tempo, a Águia também foi derrotada no último período, por 23 a 14. O jogo terminou com vitória do Bauru por 108 a 80, marcando a maior diferença negativa do São José em suas 14 derrotas na competição.

Com o resultado, o São José perdeu a 14ª posição para o Basquete Cearense, que também tem três vitórias, mas com um jogo a menos. O Bauru subiu uma posição e agora é o 12º, com seis vitórias e dez derrotas.

O São José iniciou o jogo com Figueredo (7 pontos), Mariani (0), Morillo (15), Rafa (9) e Lupa (2). Depois, entraram Duda Machado (22), Sergião (9), Ambrosino (2), Matheus Eugeniusz (11), Léo Eltink (2) e Jean (1).

O São José Basketball é apoiado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).