Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Time São José teve um sábado (25) positivo com as duas equipes que estiveram em ação. Na estreia do voleibol masculino na Superliga B, a derrota ocorreu por 3 sets a 2 em uma partida bastante equilibrada. Em Teresópolis (RJ), o São José Futebol Feminino bateu a Seleção Brasileira sub-17 por 2 a 0 em jogo-treino.

Vôlei foi bem

Havia muita expectativa quanto ao comportamento da jovem equipe do São José Vôlei em sua estreia na Superliga B, fora de casa, diante do Anápolis (GO). Além de ser jogo de estreia, o time joseense na competição está formado com praticamente todo pelo elenco do sub-20. Mas o resultado, apesar da derrota, teve aspectos positivos.

Além de demonstrar que a equipe pode realizar uma boa competição, a partida somou um ponto na tabela de classificação. Segundo o regulamento, resultado de 3 sets a 2 dá dois pontos ao vencedor e um ao perdedor. Nos demais resultados, só o vencedor ganha três pontos.

O São José começou na frente, vencendo o primeiro set por 25 x 22. O segundo e o terceiro foram do Rio Claro, com 25 x 19 e 25 x 19. O quarto set foi o mais emocionante. Após as equipes chegarem no final empatadas em 24 a 24, os jovens do São José se superaram e venceram por 26 x 24. No tie break, o Rio Claro conseguiu fechar em 15 x 12 e venceu o confronto.

O São José Vôlei fará os três primeiros jogos fora de casa. O segundo será no sábado (1º de fevereiro), às 17h, contra o Upis Brasília, em Taguatinga (DF). Em seguida, vem uma série de três jogos em casa e, novamente, o sétimo jogo na quadra do adversário.

Além do São José Vôlei, mais sete equipes disputam a competição: Lavras Vôlei (MG), JF Vôlei (MG), Brasília Vôlei/Upis (DF), Apav Vôlei (RS), Anápolis Vôlei (GO), Vedacit Guarulhos Vôlei (SP) e Uberlândia/Start Química/Gabarito (MG).

Os dois primeiros colocados sobem para a Superliga principal 2020/2021 e os dois últimos caem para a Superliga C do ano que vem.

Futebol vence

No mesmo dia, em Teresópolis (RJ), a equipe adulta do São José Futebol Feminino foi ao Centro de Treinamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e venceu por 2 a 0 a Seleção Brasileira sub-17 em jogo-treino que serviu de preparação para as duas equipes.

O Brasil sub-17 irá disputar o Sul-Americano da categoria no final de abril, na Venezuela, enquanto o São José passou por uma renovação grande em seu elenco e precisa estar pronto para a estreia no Campeonato Brasileiro, no próximo dia 9 de fevereiro.

O jogo-treino constou de três tempos de 30 minutos. No primeiro, a atacante Mylena Pedroso e a meia Joelma marcaram para a Águia. No segundo e terceiro tempos, a atividade não teve gols.

O treinador Adilson Galdino, que assumiu o comando da equipe no início do ano, considerou o jogo-treino um teste muito importante. “Saímos daqui satisfeitos, pois o importante não foi o resultado, mas o bom trabalho defensivo e ofensivo que apresentamos”, explicou.

O São José Futebol Feminino é apoiado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).