Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O São José Basketball perdeu em casa na noite desta quinta-feira (30) para o Basquete Cearense e não aproveitou a chance de ganhar a posição do adversário na tabela de classificação do NBB (Novo Basquete Brasil). Além disso, ficou mais longe das já remotas chances de classificação para os playoffs da segunda fase da competição.

Como vem ocorrendo desde o início desta temporada do NBB, o São José não consegue manter a regularidade dentro de uma mesma partida. Desta vez, foi bem no primeiro e terceiro quartos, mas se descontrolou totalmente no segundo e último quartos do confronto.

Os primeiros dez minutos tiveram vitória joseense por 27 a 23. A vantagem de quatro pontos foi retirada pelo Basquete Cearense no segundo quarto, com vitória dos visitantes por 31 a 20, colocando sete pontos à frente no final do primeiro tempo, com 54 a 47.

Empurrado pela torcida, o time do técnico Paulo Jaú voltou a vencer no terceiro quarto, por 21 a 19, reduzindo a diferença no placar para cinco pontos. Porém, o último período do jogo foi o mais complicado para os joseenses, que perderam por 31 a 15 e amargaram mais uma derrota no campeonato, por 104 a 83.

O São José iniciou o jogo com Figueredo (12 pontos), Mariani (9), Morillo (14), Rafa (13) e Lupa (8). Depois, entraram Sergião (2), Duda Machado (15), Léo Eltink (7), Ambrosino (2) e Jean (1).

Em 20 rodadas, a equipe joseense tem 3 vitórias e 17 derrotas e continua em 15º lugar na competição. Já o Basquete Cearense, manteve a 14ª posição com quatro vitórias e 15 derrotas em um total de 19 jogos.

Na próxima terça-feira (4), às 20h, também no Ginásio Linneu de Moura, o adversário será o Unifacisa, da Paraíba, sétimo colocado.

A partida serviu para homenagear o jogador norte-americano Kobe Bryant, que faleceu em acidente de helicóptero. Foi estampada uma faixa dentro do ginásio e os jogadores escreveram no tênis o nome do atleta e de sua filha Gianna, outra vítima do acidente.

O NBB reúne as 16 principais equipes de basquetebol do país. O São José Basket é apoiado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).