Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Cerca de 1.500 ciclistas participaram do Trip Bike neste domingo (2), o mais tradicional evento ciclístico de São José dos Campos. Foi a 22ª edição do passeio, com percurso de 55 quilômetros entre o bairro Urbanova, na região oeste, e o distrito de São Francisco Xavier, na zona rural da região norte.

Apesar de a chuva fina ter reduzido um pouco a participação, a concentração aconteceu a partir das 7h, defronte ao Parque Ribeirão Vermelho. Esportistas de todas as idades, homens e mulheres, todos uniformizados e portando os equipamentos de segurança necessários, fizeram uma grande confraternização até as 7h30, quando começaram a seguir rumo a São Francisco.

Aos 76

O Trip Bike reúne gente de todas as idades, mas não deixou de chamar atenção a presença de José Marcos Ribeiro, morador no Urbanova, todo elegante e jovial em sua bike, com nada menos de 76 anos de idade.

“Sempre pedalei e digo que a bike é uma receita de saúde, mas para quem gosta”, disse Ribeiro, informando que em 2015 foi campeão paulista de bike na categoria masters. Para quem se admira com a sua disposição de percorrer 55 quilômetros em um terreno difícil, ele avisou: “Eu vou e volto de bike, sem problema”. E partiu junto com um grupo de amigos também com idades acima dos 40 anos.

Cada vez mais

Também moradora no Urbanova, Tcherena Mundim, 35 anos, representava a presença feminina no evento. Este é o seu quinto Trip Bike, mas ela disse que sua convivência com a bicicleta é bastante antiga. “Pedalar sempre fez parte da minha vida, mas de 12 anos para cá também estou competindo”, ressaltou.

“Recomendo a bike para todo mundo que precisa de mais inspiração para seguir a vida”, sugeriu a ciclista. “É ótimo para buscar o autoconhecimento e para se conectar com a natureza e com outras pessoas.”

Tcherena era uma das únicas mulheres na área de concentração do passeio naquele momento, mas fez questão de dizer que a presença feminina é cada vez maior no mundo das bikes. “Creio que já temos uma participação em torno de 30%”, afirmou.

Percurso

O evento teve o mesmo percurso de 2019, saindo do asfalto do Urbanova e percorrendo a bela região rural com estradas de terra serpenteando a Serra da Mantiqueira. Em grupos, os ciclistas seguiram pelas avenidas Possidônio José de Freitas e Cinco, Estrada do Jaguari, Rua Juca Carvalho (Bonsucesso), Estrada do Santo Ivo e Rua do Bengalar, até chegarem na Praça Cônego Antonio Manzi, no centro do São Francisco Xavier.

O tempo do passeio foi calculado entre 2h30 e 3h. Carros de apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana seguiram junto com o pelotão. Ao longo do percurso, os ciclistas tinham três postos de atendimento para hidratação, além de banheiro químico. Para o retorno a São José, cada participante providenciou o seu meio de transporte. Com exceção de alguns como o veterano José Marcos Ribeiro, que prometeu voltar “no pedal”.

O Trip Bike foi uma realização da Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.