Luiz Fischer
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Ações voltadas à juventude, promovidas pela Prefeitura de São José dos Campos, alcançaram 300 mil pessoas em 2019. Os 59 projetos envolvem jovens com idade entre 14 e 29 anos.

Em 2018, foram 273 mil atendimentos em 43 atividades. Já em 2017, foram 177 mil atendimentos e 33 ações.

Os projetos foram desenvolvidos com base em pontos principais: educação e desenvolvimento social, saúde, qualidade de vida e trabalho, inovação e empreendedorismo.

Para que esse número fosse alcançado, foi necessário o empenho das secretarias de Apoio Social ao Cidadão, Proteção ao Cidadão, Saúde, Educação e Cidadania, Administração e Finanças, Mobilidade Urbana, Esporte e Qualidade de Vida, Urbanismo e Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento Econômico, também contando com a participação da Fundhas em alguns projetos.

Conexão Juventude

Uma das ações que se destacam é o Conexão Juventude, criado em março de 2017 como objetivo levar lazer e cultura para jovens. Porém, o sucesso da iniciativa acaba atingindo pessoas de todas as idades.

O Conexão foi um dos programas que mais cresceram desde sua primeira edição. Em 2017, conseguiu alcançar 20 mil pessoas. Já em 2018, esse número foi para 52 mil. No ano passado, alcançou 68 mil atendimentos.

Em dezembro de 2019, o programa atraiu 15 mil pessoas na edição especial, trazendo como atração principal o cantor sertanejo Zé Felipe.

Cidade Cidadã

Outro que se destaca é o Cidade Cidadã, iniciado em 2019 e que se tornou um grande sucesso. Também visando levar Políticas Públicas para a Juventude, o programa reuniu estudantes da rede estadual de ensino de São José. A atividade foi criada para levar informação e serviços úteis para jovens que estão cursando o ensino médio. Cerca de 2.700 jovens foram atendidos.

Quem quer se manter informado sobre essas ações da Prefeitura, pode seguir a página São José Jovem, no Facebook e Instagram. Para mais informações sobre Conexão Juventude, Cidade Cidadã e outros programas é necessário mandar uma mensagem para o whatsapp (12) 99618-2941 ou pelo telefone 3932-8693.

Colaborou Micaela Gianello