Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

As atividades de futebol amador nos espaços públicos seguem suspensas desde o ano passado em São José dos Campos, devido à pandemia de covid-19, mas a Prefeitura continua realizando a manutenção de 60 campos espalhados por todas as regiões da cidade, mantendo-os em condições para a prática esportiva.

A demanda dos serviços é recebida pela Divisão de Torneios e Competições da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, que faz a análise das prioridades e em seguida encaminha a solicitação à equipe de roçada da Secretaria de Manutenção da Cidade, para agendamento e execução dos serviços.

Em média, a equipe realiza a manutenção de cinco campos por dia. O trabalho é executado com o uso de duas máquinas de cortar grama (trator e Giro Zero), além de roçadeiras costais utilizadas para os acabamentos das beiras e cantos. Em cada campo o serviço é realizado pelo menos duas vezes ao mês.

Competições

Entre os torneios promovidos pela Prefeitura anualmente estão a Copa Popular, para atletas de 18 a 70 anos, e a Copa Joseense, para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

A Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida também apoia os campeonatos da Liga Municipal de Futebol e da Acaf (Associação de Clubes Amadores de Futebol), por meio do termo de fomento.

Todos esses torneios movimentam cerca de 10 mil atletas, com aproximadamente 200 jogos por fim de semana em todas as regiões da cidade. Os espaços também são utilizados pelas escolinhas de futebol da Prefeitura que acontecem durante a semana.