Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Depois de quase três meses de pré-temporada, o São José Futebol Feminino estreia neste doningo (18) no Campeonato Brasileiro da Série A-1, contra o Avaí/Kindermann, de Santa Catarina, às 20h, no estádio Martins Pereira.

O jogo não terá presença de público devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, mas os torcedores poderão acompanhar a transmissão da partida ao vivo pelo site da CBF (www.cbf.com.br).

Para 2021, o São José reformulou o elenco: foram 14 contratações, além de 10 jogadoras que tiveram seus contratos renovados. Durante a pré-temporada, o time realizou um amistoso contra a Seleção Brasileira Feminina Sub-20, sendo superado por 1 a 0, na Granja Comary, em Teresópolis-RJ.

O técnico Nedilson de Oliveira falou sobre a expectativa para a estreia: “Foi um período de treinamentos muito bom. Pudemos identificar as características de todas as atletas, fazer as variações nos esquemas táticos. E agora é colocar em prática tudo aquilo que foi passado para elas. Acredito que o time está pronto para fazer um bom jogo. Sabemos que não será fácil, pois o Kindermann também se preparou e disputou a Libertadores”, disse Nedilson.

A lateral Natália Oliveira, que está de volta ao São José após quatro anos, também comentou sobre a preparação. “Desde o início da pré-temporada temos feito um trabalho forte, intenso. Com a reformulação que a equipe passou, tivemos tempo para nos conhecer melhor, nos entrosar durante os treinamentos. Estamos confiantes em fazer uma boa estreia, pois isso é fundamental”, destacou a jogadora.

O elenco do São José para esta temporada é formado pelas seguintes atletas:

Goleiras: Zany, Jéssica e Renata May
Laterais: Juju, Evellyn, Natália Oliveira e Camila
Zagueiras: Vitória Bruna, Bruna Amarante e Letícia Fagundes
Meias: Larissa, Rafa Marques, Thaynara, Baiana, Ionara, Verônica e Luana Marques
Atacantes: Sisi, Fernanda Tipa, Bea, Joyce, Ju Oliveira, Giovânia e Adyla

O campeonato

A primeira fase do Brasileiro será realizada em formato de pontos corridos entre os 16 clubes participantes. Ao final das 15 rodadas programadas, as oito melhores equipes avançam para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta em modelo de mata-mata.

Definidos os oito clubes classificados, o campeonato terá uma pausa por conta da realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho. Desta forma, a fase final está prevista para iniciar em agosto. As finais do Brasileiro Feminino A-1 também já contam com datas pré-definidas: 12 e 26 de setembro.

Dezesseis equipes disputam a competição: Corinthians (atual campeão), Avaí/Kindermann, Palmeiras, São Paulo, Santos, Internacional, Ferroviária, Grêmio, Flamengo, Cruzeiro, São José, Minas Brasília, e as quatro equipes que conquistaram o acesso pela série A-2, Napoli-SC (campeão da segunda divisão), Botafogo, Bahia e Real Brasília.

O futebol feminino do São José tem apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da LIF (Lei de incentivo Fiscal) e do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).

Primeira rodada do Brasileiro Feminino

17 de abril, sábado

17h - São Paulo x Grêmio
19h - Corinthians x Napoli-SC
20h - Internacional x Santos

18 de abril, domingo

15h - Botafogo x Bahia
20h - São José-SP x Avaí/Kindermann-SC
15h - Flamengo x Minas Brasília-DF
17h - Cruzeiro x Real Brasília-DF
20h - Palmeiras x Ferroviária