Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O curso gratuito de capacitação técnica do Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado de São Paulo (Paradens) começou nesta terça-feira (20) e prossegue até sexta (23), das 9h às 18h, no Centro da Juventude, em São José dos Campos.

A abertura do evento contou com a participação dos 50 profissionais inscritos previamente e de autoridades municipais e estaduais, como o secretário executivo de Esportes do Estado de São Paulo, Marco Aurélio Pegolo dos Santos (o ex-jogador de basquete Chuí), e a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.


Marco Aurélio dos Santos e Célia Leão na abertura do evento

A capacitação é voltada a professores de educação física, estudantes de educação física do último ano de graduação e professores das redes pública e privada de ensino não formados em educação física, mas que atuam em aulas com conteúdo esportivo com comprovação das disciplinas ministradas.

Segundo Marco Aurélio Santos, o Paradens surgiu de um desejo das secretarias de Estado do Esporte e dos Direitos da Pessoa com Deficiência de trabalharem juntas, para levar conhecimento técnico aos profissionais que atuam na área. “Queremos que mais profissionais se habilitem a trabalhar com o paradesporto”, afirmou.

Já Célia Leão afirmou que há 40 anos seria impensável um momento como esse, pois não havia políticas públicas voltadas ao paradesporto. “A informação é a base de tudo, o que a gente quer com o programa é levar um conhecimento a mais para os professores”, disse.

Célia lembrou que a capacitação pode impactar de forma significativa a vida das pessoas com deficiência. “Os seus alunos precisam de vocês. Hoje diversos atletas representam nosso país em Tóquio, amanhã serão seus alunos”, completou.


O curso será realizado com atividades teórico-práticas nas modalidades de bocha, vôlei sentado, natação e goalball. O Paradens chegará a todas as regiões do estado de São Paulo e São José é a quinta cidade a receber o programa.

A Prefeitura de São José dos Campos e o Instituto Athlon, parceiro da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida no desenvolvimento do paradesporto na cidade, apoiam a iniciativa. “Para nós é um grande prazer vir para uma cidade que respira esporte”, concluiu Marco Aurélio Santos.