José Roberto Amaral
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Depois de um ano e cinco meses, a bola voltou a rolar em cerca de 40 dos 60 campos de futebol espalhados em todas as regiões de São José dos Campos.

A retomada do futebol amador neste sábad (21) está sendo feita seguindo os protocolos sanitários de combate à covid-19. Entre eles, estão a realização de apenas jogos amistosos para evitar a aglomeração do público. Também não serão realizadas rodada duplas nesse momento.

No Cidade Vista Verde, região leste de São José, a retomada foi marcada com o amistoso entre o time do bairro e Caçapava. Camisa 10 e capitão do Vista Verde, Marino Benedito, 59 anos, era um dos mais animados. "Excelente voltar a bater bola, chegar aqui e reencontrar os amigos. Graças a Deus não perdemos ninguém para a covid. Estão todos bem", disse Marino.

Mesmo morando atualmente no sul de Minas, ele fez questão de participar da retomada do futebol amador em São José.

Retomada consciente

O zagueiro Edmar dos Santos, 59 anos, afirmou que todos estão conscientes da necessidade de seguir os protocolos.

"Está todo mundo ciente do que precisa fazer. A expectativa é de voltar com os amistosos e lá na frente voltar a disputar os torneios".

A expectativa da Prefeitura é de retornar as atividades em todos os campos em poucas semanas. Algumas pequenas reformas em alambrados e traves, por exemplo, estão em andamento para liberação de todas as 60 unidades.

Mesmo no período de interdição, a manutenção preventiva dos campos foi feita e alguns foram totalmente reformados, como a unidade do Jardim Itapuã, na região do Galo Branco, zona leste da cidade.

Lá, a Secretaria de Manutenção da Cidade, através da Subprefeitura de Eugênio de Melo, promoveu total modernização na infraestrutura, atendendo as solicitações das agremiações que utilizam o espaço para a prática esportiva.

Protocolos sanitários

Todos os campos foram autorizados a reabrir neste fim semana, porém mediante rígido protocolo sanitário aprovado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus.

Só está permitida a realização uma partida de futebol por período. Ou seja, somente um jogo no sábado de manhã, um no sábado à tarde, um no domingo de manhã e um no domingo à tarde.

Não poderão ser realizados eventos que estimulem aglomerações, como campeonatos, torneios e confraternizações, bem como está proibida a utilização das churrasqueiras e bebedouros. Para o público que acompanhar as partidas, será obrigatório o uso de máscara e deve ser respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 metro para evitar aglomeração.

Os participantes deverão ainda apresentar uma declaração da ausência de sintomas de síndrome gripal, como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, perda de olfato ou paladar.

Aqueles que responderem positivamente a esses sintomas serão considerados suspeitos de portarem covid-19 e deverão ser impedidos de participar das partidas.