Beatriz Rosa

Com a reforma da quadra de areia, paisagismo e uma nova estrutura nos quiosques, o Centro da Juventude, na região Sul de São José dos Campos, avançou mais uma etapa em seu processo de revitalização e de melhoria dos equipamentos oferecidos à população.

A partir de agora, a quadra passa a ter medidas oficiais para a prática de esportes como vôlei de praia, beach tennis e futvôlei. A quadra também recebeu pintura, rede com altura regulável, alambrado com seis metros de altura e solo de areia de 40 centímetros.

O novo espaço agradou os jovens que frequentam o local. “Antes era só areia e rede. Agora é quadra profissional, tem mais areia e grade que não deixa a bola ir para fora e atrapalhar quem está correndo”, disse o estudante Kawã Barbosa Faria, 18 anos.

Morador do Jardim América, ele frequenta a quadra de areia todos os dias. “Eu venho todos os dias. Aqui é o melhor lugar para treinar.” O jovem pretende praticar a modalidade profissionalmente.

Seu colega de quadra, Enzo Vinicius Perez, 18 anos, também é frequentador assíduo do Centro da Juventude. Ele integra a equipe de vôlei do programa Atleta Cidadão mas, nas horas vagas, gosta de brincar com os amigos no local. “Essa quadra estimula a prática de esportes. Ficou muito mais interessante para jogar. Ela está perfeita e ainda é de graça”, disse.

Enzo disse que pretende cuidar do espaço e preservar a estrutura com seus colegas. “Nós vamos cuidar, porque esse espaço é para a gente brincar, treinar e se divertir. O esporte, em geral, muda a vida de qualquer pessoa”.

Os quiosques também foram revitalizados e receberam mesas de alvenaria com carregadores e um palco fixo, para a realização de apresentações musicais do programa Quinta da Juventude. A área também recebeu calçamento, paisagismo e iluminação de led.

As obras de revitalização incluem ainda a implantação de dois halls de exposição fixos, um deles no prédio principal com iluminação e projeção e outro no espaço Jovem.

Inclusão - O Espaço Jovem também teve espaços revitalizados com a criação de uma sala de acolhimento e de atendimento familiar para o Integra (Centro de
Integração da Pessoa com Deficiência).

O trabalho de revitalização tem novas medidas programadas. Todos os prédios do complexo, que abriga a sede da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, inclusive o pavilhão de exposições, terão nova pintura e identidade visual. Também está prevista a reforma das pistas de skate bowl e street.

Sustentabilidade

Entre as mudanças já realizadas na primeira etapa da revitalização estão o playground e o plantio de um pomar com espécies frutíferas da Mata Atlântica e do Cerrado. A iniciativa faz parte do Programa Pomares Nativos Educativos, da Seurbs (Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade).

No entorno do Centro da Juventude foram plantadas 40 mudas de frutíferas nativas de ocorrência da região para a criação de um novo espaço de convívio e de usufruto da comunidade.
O complexo da Cejuv conta ainda com quadra de esportes, pista de esportes radicais, área verde com quiosques, quadra de areia, pista para caminhada, academia ao ar livre, biblioteca, espaço para exposições, auditório, espaço para descanso com bancos, parque infantil, com brinquedos de madeira tratada, salas multiuso para reuniões, sala de xadrez, sala para dança, além do Centro de Medidas e Avaliação Física.

Retorno das atividades

Desde o dia 13 de setembro, as atividades esportivas foram retomadas nas 59 unidades da prefeitura, incluindo a Cejuv, seguindo protocolos sanitários como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento. Interessados na prática de atividade física gratuita podem fazer a pré-inscrição por meio do aplicativo São José Viva, onde é possível verificar os dias, horários e vagas disponíveis nas unidades mais próximas de sua residência. O chamamento ocorrerá assim que as novas vagas forem disponibilizadas.