Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Seis atletas da equipe de bocha paralímpica de São José dos Campos conquistaram vagas no Campeonato Brasileiro da modalidade. A equipe masculina participa da disputa entre 25 e 30 de outubro na cidade de Joinville (SC). Já a equipe feminina compete entre os dias 8 e 14 de novembro, em Blumenau( SC). É a primeira vez que São José classifica atletas para disputar a competição nacional.

Irão representar a cidade os atletas Antônio Leme, Thulio Toledo, Francesco Rodrigues, Talita Souza, Gabriela Rodrigues e Josiane dos Santos, nas categorias BC3 e BC2.

Os atletas integram a equipe de Alto Rendimento de São José vinculados à APPD (Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência) e possuem apoio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal do Esporte) e patrocínio da Vinac.



A conquista das vagas se deve ao bom desempenho da equipe no Campeonato Estadual, realizado no início deste mês, que é classificatório para o Campeonato Brasileiro.

Por três dias, a comitiva joseense com 13 atletas competiu com outros 150 jogadores de 20 clubes do estado e se classificou para a final do Campeonato Paulista de Bocha Paralímpica de 2021, que ainda terá data definida pela Federação Paulista de Bocha Adaptada.

O atleta Antônio Leme (Tó) disputa o ouro na categoria BC3 ao lado de Thulio Toledo, que disputa o bronze, na mesma categoria. Já a atleta Talita Souza está na final da categoria BC2 feminino.

Para José Guardia, coordenador técnico da equipe de São José (APPD - Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência de São José dos Campos) e professor da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida nas escolinhas de iniciação da bocha adaptada, a equipe de bocha conquistou um feito inédito.

“Nossos atletas vêm evoluindo nos resultados. Sempre esbarramos, mas desta vez, conquistamos essas vagas que darão projeção nacional aos nossos atletas. Muitas portas irão se abrir para nossa equipe e iremos trabalhar visando a seleção brasileira”.



Atualmente, a cidade mantém 50 praticantes de bocha paralímpica, sendo que 25 representam a cidade no alto rendimento.

O esporte

A prática da bocha paralímpica consiste em lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos.

É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros. Os jogos são divididos em quatros sets com seis minutos cada para o lançamento das bolas.