Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Representantes de diversos segmentos esportivos de São José dos Campos se reuniram nesta sexta-feira (5) no Cefe, em Santana, para a 2ª Conferência Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, promovida pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Esportes.

O evento teve como tema o “Plano Decenal para o Esporte, Lazer e Qualidade de Vida”, com o objetivo de debater e definir questões estratégicas relacionadas ao desenvolvimento do esporte, lazer e qualidade de vida do município, bem como contribuir para a elaboração e qualificação do Plano Municipal de Esporte.

A abertura contou com uma palestra do professor Georgios Stylianos Hatzidakis, diretor de Programa da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social – SNELIS – da Secretaria Nacional de Esportes do Ministério da Cidadania.

Autor do Livro Gestão, Compliance e Marketing no Esporte, Georgios é também mestre em Educação Física com especialização em Administração Esportiva na FGV-SP e no Curso Avançado de Gestão Esportiva–CAGE- IOB – Instituto Olímpico Brasileiro.

O evento começou com uma homenagem aos esportistas Michiharu Sogabe e Zezinho Friggi, que fizeram história no esporte joseense nas modalidades de judô e futsal, respectivamente.



Em seguida, Georgios abordou em sua palestra o tema da conferência, salientando a importância das discussões sobre políticas públicas para o esporte. "O esporte é um produto da educação, saúde e entretenimento", destacou.

Ele ressaltou que é fundamental que os municípios disponham de dados e informações para definir seus projetos, indicadores e metas. “Para isso é necessário definir o perfil esportivo do município, para que se possa fazer o planejamento e um plano de metas”.

Questionado sobre o plano ideal para atrair empresas que invistam no esporte, o secretário sugeriu uma boa estratégia de marketing. “Deve-se investir em capacitação, para mostrar às empresas como é possível investir no esporte por meio das leis de incentivo. A maioria desconhece que pode ter benefícios fiscais apoiando o esporte”.

Após a palestra a comissão organizadora deu início à votação das 42 propostas aprovadas na pré-conferência, com base nos quatro eixos de interesse: Estrutura Esportiva, Relação Social e Ética Esportiva, Saúde e Qualidade de Vida e Fomento / Financiamento.



No dia 10 de novembro, representantes da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida e do Conselho Municipal de Esportes se reúnem para a elaboração do documento final da conferência.