Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

São José dos Campos já está em contagem regressiva para receber cerca de 800 atletas e membros de comissões técnicas para a disputa da Surdolimpíada Nacional 2021, que acontecerá de 4 a 7 de dezembro em praças esportivas da cidade. O evento tem a organização da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

A cerimônia de abertura será no sábado (4), às 9h, no novo complexo esportivo do Teatrão, na Vila Industrial, com portões abertos ao público, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Plano São Paulo de combate à pandemia de covid-19. Na sequência está programada a primeira rodada da modalidade de voleibol.

O congresso técnico da competição, quando será conhecida a tabela dos jogos, acontece nesta sexta-feira (3), a partir das 19h, no auditório do Centro da Juventude.

A programação prevê jogos no sábado à tarde (badminton, basquete, handebol, vôlei e xadrez), sábado à noite (xadrez), domingo pela manhã (atletismo, basquete, boliche, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia), domingo à tarde (atletismo, basquete, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia), segunda pela manhã (atletismo, badminton, handebol, judô, mountain bike, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia), segunda à tarde (atletismo, badminton, ciclismo de estrada, handebol, karatê, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia) e terça de manhã (ciclismo de estrada, handebol e vôlei). O encerramento será no período da tarde no Teatrão.

O evento é voltado para os surdoatletas brasileiros, vindos de 18 estados, filiados às federações estaduais de desportos de surdos, que disputarão 15 modalidades esportivas. A maior delegação será a do Rio Grande do Sul, com 108 surdoatletas, seguida por São Paulo, com 96.

Também estarão presentes representantes dos estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Locais de competições

As competições acontecerão nos seguintes locais: atletismo (Centro Poliesportivo João do Pulo), badminton (Clube Orion), basquete (ginásio da AESJ), ciclismo de estrada (Parque Ribeirão Vermelho, Urbanova), handebol (Centro Esportivo Vale do Sol), judô (ginásio da AESJ), karatê (ginásio da AESJ), mountain bike (Parque Alberto Simões) natação (ginásio da AESJ), taekwondo (ginásio da AESJ), tênis de mesa (Master Pong), boliche (Vale Sul Shopping), vôlei (Teatrão), vôlei de praia (Thermas do Vale) e xadrez (Centro da Juventude).

Esta será a terceira edição da Surdolimpíada Nacional. A primeira foi realizada em 2002, na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com a participação de cerca de 1.500 surdoatletas, de nove estados pertencentes a vários clubes e associações de surdos.

A última edição aconteceu em junho de 2019 na cidade de Pará de Minas-MG e contou com mais de 300 atletas de 14 federações de estados brasileiros.