A Prefeitura de São José dos Campos entrega oficialmente neste domingo (6), às 10h, o novo Centro de Treinamento do Programa Atleta Cidadão, localizado nas dependências do Complexo do Teatrão, na Vila Industrial. O espaço, que foi recentemente reformado para poder abrigar as equipes de base, em diferentes modalidades, levará o nome do professor Ney Rodrigues.

Nascido na cidade de Fernandópolis, região oeste de São Paulo, o professor Ney Rodrigues construiu sua trajetória profissional ligada ao esporte. Aos 19 anos foi para Santos cursar faculdade de Educação Física. Aos 23 anos, mudou-se para São José dos Campos, onde lecionou em diversas escolas da cidade, como Ângelo Siqueira Afonso, José Mariotto Ferreira, Flavio Berling Macedo e Instituto São José.

Foi preparador físico e técnico do São José Esporte Clube nos anos 70 e 80. Como empresário, foi proprietário de academia e escola de natação, além de ter participado ativamente da vida política da cidade. Faleceu em agosto de 2020, aos 70 anos.

As obras do complexo do Teatrão foram concluídas em julho do ano passado, mas devido à pandemia, os primeiros treinamentos das equipes só começaram em setembro. Em dezembro, o local foi palco da abertura, encerramento e jogos da Surdolimpíada Nacional 2021.

A quadra recebeu piso flutuante de madeira, o que possibilita a realização de campeonatos oficiais e treinamentos com equipes de voleibol, basquetebol, futsal, handebol, ginástica, lutas, além de eventos esportivos de grande porte.

O ginásio tem capacidade para receber 4.000 pessoas sentadas e conta com vestiários para duas equipes e árbitros, dojô para treino de lutas, salas para boxe e tênis de mesa, academia, fisioterapia, departamento médico, refeitório, lanchonetes, cozinha, lavanderia, sala para controle de dopagem, espaço multiuso, posto policial e administração, além de dois camarins para futuros eventos.

O complexo está localizado na Rua Dr. Ricardo Edwards, 95 - Vila Industrial.