Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Quer coisa melhor do que trabalhar no que gosta e ainda fazer desse “job” uma diversão? Um grupo de jovens joseenses já começa a colher frutos do curso de qualificação profissional de DJ, oferecido pelo Departamento de Programas para a Juventude e Idoso, através do programa Qualifica São José, que está chegando ao fim após seis de meses de aprendizado.

Thiago de Lima Alvim, de 25 anos, morador do bairro São Geraldo, região norte de São José dos Campos, é dos alunos desta turma inaugural. Amante da música eletrônica, ele conta que até ingressar no curso tinha pouca noção da complexidade que envolve a condução das festas.

“Fiquei sabendo do curso por indicação de um amigo. Queria conhecer os equipamentos, aprender mixagem”, conta Thiago, que quatro meses depois de iniciar o curso começou a fazer as primeiras festas.

Desde o ano passado já trabalhou em sete festas, inclusive durante o Carnaval, quando os eventos são sempre mais concorridos. “Só faço festas de música eletrônica, por opção própria, pois não gosto de outros gêneros musicais”, conta.

Hoje ele trabalha como maqueiro do Hospital Regional em São José dos Campos e está concluindo uma formação em radiologia, mas tem planos de fazer da música uma segunda profissão.

“Hoje, ser DJ pra mim é um hobby, mas tenho sonho de seguir adiante e, quem sabe, comprar meu próprio equipamento”, diz Thiago, que divulga seu trabalho nas redes sociais.

Preparação

O professor da turma, Juy Simões, conta que 30 jovens entre 17 e 29 anos devem se formar em abril na primeira turma do curso de DJ ofertado pela Prefeitura no Centro da Juventude.

Segundo ele, muitos dos que ingressaram não tinham noção da técnica, mas agora estão tendo a oportunidade de aprender uma nova profissão. “Poucos alunos já eram do ramo e queriam se aperfeiçoar. Mas a maioria começou praticamente do zero”.

O curso, que é gratuito, tem carga horária semanal de duas horas e total de 48 horas por turma. O conteúdo programático aborda temas como ética e orientação profissional, introdução à mixagem e manuseio de equipamentos, técnicas de DJ e como se vender para o mercado de trabalho.

“É importante o DJ saber fazer uma boa apresentação para se colocar no mercado. Dos 30 alunos que estão concluindo essa primeira turma, pelo menos oito já estão fazendo apresentações remuneradas”, conta Juy Simões.

Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de qualificação pelo programa Qualifica São José. Uma próxima turma deverá iniciar em maio.