Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A prática esportiva de competição exige que um atleta esteja devidamente preparado, não apenas com as condições físicas adequadas, mas com a saúde mental equilibrada. No entanto, nem sempre isso é possível, pois muitas vezes fatores externos e conflitos internos acabam atrapalhando seu desempenho esportivo, independente da modalidade que pratique.

É aí que entra a psicologia no esporte. Pensando nisso, o programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos, disponibiliza duas profissionais especializadas que acompanham de perto os atletas e as comissões técnicas para que, do ponto de vista mental, eles possam desempenhar suas funções da melhor forma possível, independente de vitórias e derrotas.

Marcia dos Santos Sermarini, há 12 anos na função, e Wanda Gregate, há 8, acompanham de perto as equipes de base do esporte joseense que representam a cidade pelo Brasil afora. O trabalho consiste em acompanhamentos semanais por meio de atividades em grupo e individuais, tanto de atletas como de membros das comissões técnicas.

Márcia Sermarini está há 12 anos na função

“Nos encontros muitas vezes um atleta relata suas dificuldades, angústias e limitações que podem interferir no seu desempenho esportivo”, conta Wanda, que é especializada em psicologia do esporte, terapia comportamental e cognitiva. Segundo ela, fatores externos podem interferir diretamente no desempenho esportivo.

“A queda da performance no esporte pode estar relacionada a algum problema externo, por isso temos que ter um olhar para o ambiente familiar também, pois não é raro haver casos de abusos e violência que interferem diretamente na vida desses jovens”, conta Márcia, que além de especialista em psicologia do esporte, é mestre em educação física com ênfase em psicologia do esporte e professora universitária.

Prevenção

Em 2018, elas implantaram o Projeto Cuidando e Prevenindo, justamente com o objetivo de ter uma atenção especial aos casos de abusos e violência. O trabalho tem interface com as secretarias de Educação, Saúde e Apoio Social, por meio da rede de proteção à criança e ao adolescente da cidade. “Aparecem casos de mutilação e tentativas de suicídio, causas externas ao esporte, que precisamos ficar atentos e buscar ajuda”, diz Márcia.

Projeto Cuidando e Prevenindo

Os encontros não se restringem aos atletas, pois os pais também as procuram para buscar orientações na condução da educação e encaminhamentos dos seus filhos. “Nas reuniões com os pais sempre surgem dúvidas e muitos deles nos pedem ajuda para questões pontuais”, relata Márcia.

Nas atividades, seja em grupo ou individuais, elas também buscam trabalhar a autoestima dos atletas, treinadores e coordenadores, definindo metas e traçando objetivos para se chegar ao resultado almejado. “Com as comissões técnicas, normalmente nos encontros em grupo, o trabalho tem foco nas estratégias relacionadas à gestão de pessoas, como organizar e gerir as equipes”, emenda Wanda.

E se engana quem pensa que a atuação das duas psicólogas se resume a encontros dentro de quatro paredes. Elas estão presentes e vivem o dia-a-dia das equipes, tanto nos treinos quanto nos jogos, inclusive viajando com as delegações quando a agenda permite, participando ativamente das conquistas e derrotas que acontecem nas praças esportivas das diferentes modalidades.

“O foco principal está na formação e na preparação dos atletas para a vida, onde vencer competições se torna uma consequência desta preparação”, conclui Wanda.

Wanda: preparando os atletas para a vida

Além das duas psicólogas, a equipe técnica do Atleta Cidadão conta com nutricionista e fisiologista, que acompanham diretamente as 27 modalidades oferecidas. O programa, que é vinculado à Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, mobiliza cerca de 1.400 crianças e jovens, de 8 a 20 anos.