Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

As atletas do São José Wrestling, Laís Nunes, Grabriela Rocha e Brenda Aguiar, subiram ao pódio no Campeonato Pan-Americano da modalidade, disputado no último final de semana (5 a 8 de maio) em Acapulco, no México. Os resultados garantiram duas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Laís Nunes bateu por 12 a 4 a equatoriana Leonela Parraga em sua estreia pelas quartas de final da categoria estilo livre 62 kg. Na semifinal, no entanto, ela não conseguiu passar ela canadense Ana Paula Godinez, que venceu por 7 a 5.

Na disputa do bronze, Laís Nunes não deu chances para a colombiana Leonela Parraga, venceu por 7 a 0 e assegurou a terceira colocação.

Já Grabriela Rocha perdeu a luta de estreia para Soleymi Hernandez, da Venezuela, por 11 a 1, mas se recuperou na repescagem ao vencer a guatemalteca Silvia Gonzalez e faturou o bronze da categoria 68 kg ao bater a canadense Kayla Brodner por 6 a 1.

No estilo livre feminino, Brenda Aguiar foi vice-campeã na categoria até 72 kg, que não é olímpica e, portanto, não havia vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 em disputa. Na estreia, perdeu para a americana Skylar Grote, mas, depois, conseguiu vencer a mexicana Maria Guadalupe e faturou a medalha de prata.

Laís, Grabriela e Brenda ganharam o direito de disputar o Pan no México após conquistarem o título de campeãs em suas categorias no Campeonato Brasileiro Sênior disputado em março, em São José dos Campos. Ruthy Helen dos Santos (estilo livre 76 kg) e Kamila Barbosa (estilo livre 50kg) também disputaram o Pan mas não conquistaram medalha.

“Vamos em busca do ouro nos Jogos Pan-Americano 2023. Esse campeonato Pan-Americano no México foi um termômetro para analisarmos o nível internacional. Novas promessas estão chegando e conquistando seu espaço, como Grabriela Rocha, que pela segunda vez é bronze no Pan-Americano”, disse o coordenador da modalidade, Vinicius Calasans.

Segundo Calasans, outros dois atletas que não treinam com a equipe em São José, mas possuem vínculo federativo ao São José Wrestling, Cesar Alvan (estilo livre 74 kg) e Eduard Soghomonyan (estilo greco-romano 130 kg), conquistaram, respectivamente, as medalhas de bronze e prata, e também garantiram duas vagas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos.

O Brasil fechou o Campeonato Pan-Americano de Wrestling com nove medalhas: quatro pratas e cinco bronzes. Os sete medalhistas das modalidades olímpicas garantiram classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.