O Museu de Esportes de São José dos Campos lançou nesta semana uma exposição com 46 fotos sobre a Maratona do Everest, da qual participou a atleta joseense Bruna Pereira Permejani.

A mostra poderá ser visitada, gratuitamente, até o dia 15 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. O museu fica localizado nas dependências do estádio Martins Pereira.

Há seis anos Bruna reside fora do país. Ela sempre esteve envolvida com a prática de diferentes modalidades de esporte, como capoeira, bike, rugby, natação e corrida. Atualmente, atua como instrutora de capoeira, ginástica natural e holística movement.

Em maio deste ano, Bruna realizou sua primeira corrida de montanha, completando 42 km de distância. O evento durou cerca de 13 dias, uma longa caminhada até chegar a base de acampamento do Everest.

A Maratona do Everest é um evento internacional de esportes de aventura de alta altitude, sendo realizada anualmente em maio na base de acampamento do Everest, cruzando as altas trilhas sherpa do vale de Khumbu. Este evento celebra a ascensão histórica bem-sucedida do Monte Everest por Tenzing Norgay Sherpa e Sir Edmund Hillary em 29 de maio de 1953.

A Maratona de 2022 foi a 19ª edição do evento e foi chamada de “Nova Maratona do Monte Everest Superior” para celebrar a retomada após o terremoto de 2015 no Nepal.

Corredores de todos os lugares do mundo podem participar (de altamente profissionais a novos corredores) nas categorias 60 km ultra maratona, 42 km maratona e 21 Km meia maratona.

“A Maratona do Everest não é apenas um evento de corrida, é realmente uma experiência única na vida”, disse Bruna.

O acesso ao Museu de Esportes é pelo portão 2 do estádio Martins Pereira, na Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340, Jardim Jussara.