Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A ginástica rítmica de São José dos Campos fez história no último domingo (21) em São Caetano do Sul. A atleta Amy Ishibashi, de 17 anos, conquistou o título de campeã brasileira no aparelho fita e a terceira colocação geral da categoria Nível II durante a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes individual adulto e infantil, que reuniu os principais clubes e atletas do país.

Há sete anos Amy é integrante da equipe de ginástica rítmica do programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos, e vem gradativamente alcançando grandes resultados nas competições.

“Participar do Brasileiro sempre foi meu maior sonho. Eu não fazia ideia que depois de tantos anos esse sonho fosse se realizar. Sinto muita gratidão, sou muito grata por essa oportunidade, por vivenciar essa experiência incrível”, disse Amy.

A atleta destacou que, mais importante que o troféu ou a medalha, foi poder realizar o sonho de criança. “Fiquei fora da ginástica por um ano e se não tivesse escutado meu coração não estaria aqui. Agradeço as minhas técnicas que passaram por mim, desde o início, em 2014, até os dias de hoje”, disse Amy.

Para a coordenadora da modalidade, Lisa Antero, o resultado alcançado por Amy é um presente para as profissionais que passaram pela ginástica rítmica de São José dos Campos.

“A conquista da Amy vai além do pódio. Deixa a ginástica rítmica de São José marcada na principal competição do nosso país e que, com certeza, servirá de inspiração para as demais ginastas da nossa equipe, assim fortalecendo e proporcionando o crescimento da modalidade”, completou.

Outro destaque joseense na competição foi a atleta Laisa Oliveira, que terminou em 24º lugar geral e foi a quinta colocada no aparelho maças.


No mês passado Amy e Laisa ajudaram São José a conquistar a medalha de ouro por equipe nos Jogos Abertos da Juventude em Presidente Prudente. Amy ganhou a medalha de ouro nas provas de bola, de fitas e conjunto 5 arcos. Laisa também levou o ouro no conjunto 5 arcos e na prova de maças.

O Campeonato Brasileiro Interclubes, promovido pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), teve a participação de 76 ginastas.