Na partida que marcou oficialmente o encerramento dos Jogos Regionais 2022, São José dos Campos conquistou o troféu de campeão do vôlei feminino sub-21 com a vitória por 3 sets a 0 sobre Pindamonhangaba (parciais de 25x15 / 25x21 / 25x17) na noite desta segunda-feira (19) no ginásio do Teatrão.

Com o ouro no vôlei feminino, a delegação joseense – que na semana passada já havia conquistado o nono título consecutivo de forma antecipada – fechou sua participação nos Regionais deste ano com 324 pontos. Pinda foi vice-campeã com 265 pontos e Mogi das Cruzes terminou em terceiro com 192.

Ao todo, São José somou 26 troféus de primeiro colocado nos Regionais, oito de segundo colocado e quatro de terceiro. Apenas duas equipes não alcançaram o pódio: futebol masculino e ciclismo masculino, que terminaram em quarto lugar. A cidade participou com uma delegação de 441 atletas (245 homens e 196 mulheres) e um total de 43 equipes inscritas, entre masculinas e femininas, divididas nas categorias sub-21 e livre.

Participaram da competição, que pela primeira vez na história foi disputada de forma itinerante, sem cidade-sede, 28 municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região mogiana, representando a 2ª região esportiva do Estado,.

Jogos Abertos

Agora, São José foca suas atenções para a disputa dos Jogos Abertos do Interior, de 3 a 15 de outubro em São Sebastião. Na cidade do litoral norte a delegação joseense ficará alojada na Escola Municipal Patrícia Viviani Santana, no bairro Topolândia.

Os campeões e vices de cada modalidade garantiram classificação no torneio. Assim, São José disputará a competição com uma delegação de cerca de 450 atletas distribuídos em 25 modalidades, sendo 47 equipes, entre masculinas e femininas.

As únicas equipes que não se classificaram para os Abertos foram as de handebol masculino (3º lugar nos Regionais), malha (3º), badminton masculino (3º), futebol masculino (4º) e ciclismo masculino (4º).

A cidade é a atual tricampeã dos Jogos Abertos, títulos conquistados em 2017 (região do ABC), 2018 (São Carlos) e 2019 (Marília). A competição volta a ser disputada depois de dois anos de paralisação imposta pela pandemia de covid-19.

Equipes joseenses que disputarão os Abertos

25 modalidades (47 equipes, entre masculinas e femininas):

Atletismo (m/f), badminton (f), basquete (m/f), biribol (m), bocha (m), boxe (m/f), capoeira (m/f), ciclismo (f), damas (m/f), futebol (f), futsal (m/f), ginástica artística (m/f), ginástica rítmica (f), handebol (f), judô (m/f), karatê (m/f), kickboxing (m/f), wrestling (m/f), natação (m/f), supino (m/f), taekwondo (m/f), tênis (m/f), tênis de mesa (m/f), voleibol (m/f), vôlei de praia (m/f) e xadrez (m/f).

Delegação

Cerca de 500 pessoas (entre atletas e pessoal de apoio)

Alojamento

Escola Municipal Patrícia Viviani Santana, no bairro Topolândia