Nei José SantAnna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O atleta Gabriel Martins, do São José Hóquei Clube, é um dos 18 jogadores convocados pela Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG) para defender a seleção brasileira na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, que acontecerão entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro na capital chilena.

Esta não é a primeira convocação de Gabriel. O atleta vem atuando pela seleção desde 2018, quando foi chamado para jogar o Pan da Juventude, pela seleção sub-18, em Guadalajara-México.

“Em 2019 fui convocado pela primeira vez para a seleção adulta (principal), para a disputa do Hockey Series Finals, que ocorreu em Kuala Lumpur-Malásia. Depois joguei o Pan sub-21 em Santiago mesmo, depois disputei os jogos ODESUR em Assunção-Paraguai, onde fomos medalhistas de bronze”, disse Gabriel.

Além das competições, Gabriel passou vários períodos de treinamento com o time nacional, o último este ano na Holanda e Bélgica, que reuniu os atletas com chances reais de convocação para o Pan.

O início

Aos 23 anos, Gabriel começou a praticar o hóquei em 2010, com 10 anos, tendo se interessado pelo esporte por acaso. “Fazia escolinha de futsal e futebol, quando em um dos treinos de futsal, vi a minha antiga treinadora de hóquei na outra quadra, foi onde me despertou a curiosidade de saber o que era. Levei jeito de cara, e desde então me apaixonei e comecei a disputar campeonatos de base sempre defendendo o São José Hóquei”.

Gabriel joga pela equipe de São José até hoje. “Sai por uma temporada duas vezes para atuar por um clube de São Paulo (Grêmio Interlagos) e um clube do Rio (Rio Hockey), mas voltei para o São José e não pretendo sair mais”.

Com o São José, que tem o apoio da Prefeitura, ele disputou todas as categorias, da sub-13 até a adulta, e desde cedo conseguiu grande destaque nos torneios nacionais de base, tendo sido campeão brasileiro três vezes e campeão paulista diversas vezes, além de acumular premiações individuais de melhor jogador e artilheiro.

“Assim, chamei a atenção do atual técnico da seleção brasileira, foi quando fui chamado para um período de treinamento no Rio visando o Pan sub-18, em Guadalajara. Foi onde consegui a convocação e me mantenho desde então”, disse o atleta, que é morador da Vila Tatetuba.

Sobre o Pan no Chile, ele acredita que o Brasil pode surpreender. “Estou com uma expectativa muito boa, pelo que a equipe vem apresentando nos amistosos, nosso objetivo é conseguir conquistar uma medalha”, finalizou.

Esta será a terceira participação da seleção brasileira na competição considerada a principal para o esporte no continente. “A expectativa é que a seleção se classifique, pelo menos, entre as quatro primeiras,” destaca Cláudio Rocha, técnico da seleção brasileira.

A seleção masculina viaja para Santiago no dia 10 de outubro, para um período prévio de treinamentos e amistosos. A entrada na Vila Pan-Americana acontece no dia 20 de outubro, momento em que acontecem os treinos oficiais no campo onde serão disputados os confrontos. A disputa do hóquei masculino nos Jogos Pan-Americanos inicia dia 25 de outubro e vai até 3 de novembro.

Outras modalidades

O Brasil terá 576 atletas nos Jogos de Santiago. Além de Gabriel Martins, outros quatro atletas joseenses de outras modalidades já garantiram presença no Time Brasil: Pamela Rosa (skate), Laís Nunes, Ronisson Brandão e Eduard Soghomonyan (wrestling).

Os Jogos Pan-Americanos deste ano terão a participação de 41 nações, totalizando 6.906 atletas divididos entre as 39 modalidades.

Os Estados Unidos buscam liderar o quadro de medalhas pela oitava edição consecutiva. Os norte-americanos só não venceram os Jogos Pan-Americanos de Buenos Aires, em 1951, e de Havana, em 1991, ambos conquistados pelos respectivos países-sede.

O Brasil, quarto maior medalhista da história, tenta superar a marca de 171 medalhas alcançada em Lima-2019, melhor desempenho do país na história da competição.