Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A cidade de São José dos Campos está levando 542 atletas para buscar o título dos 63º Jogos Regionais, que estão sendo disputados entre os dias 2 e 13 nas cidades de Ilhabela e São Sebastião, no Litoral Norte.

São José busca o sétimo título consecutivo. Desde 2012, a cidade venceu todas as edições da competição. Em 2016, não houve contagem de pontos.

Neste ano, 40 cidades situadas na 2ª região esportiva do Estado estão levando cerca de 6 mil atletas para disputar 25 modalidades oficiais e três em caráter de exibição.

A 2ª diretoria regional tem como sede São José dos Campos e reúne, além das cidades ligadas a São José – Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e Santa Isabel – municípios das sub-regiões de Guarulhos, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba.

A delegação joseense tem um total de 614 integrantes, entre atletas, membros das comissões técnicas e profissionais de apoio. Todos estão alojados em duas escolas – uma estadual e outra municipal – localizadas em uma mesma área do bairro Água Branca, em Ilhabela.

Atleta Cidadão

A cidade está representada em todas as modalidades com um total de 46 equipes. Quase a totalidade das equipes de São José nos Jogos é formada por atletas do Programa Atleta Cidadão, que reúne cerca de 1.400 crianças e jovens entre 7 e 20 anos de idade. Esses atletas formam as equipes de base que representam o município em competições oficiais.

A abertura dos Jogos Regionais foi realizada na noite de terça-feira (2), no Polo de Educação Integral de Ilhabela, no bairro Barra Velha. Assistida por um público numeroso, a abertura contou com as apresentações de dois grupos de dança de rua das duas cidades que recebem a competição e desfile de atletas de todas as delegações.

Primeiro dia

Esta quarta-feira (3) é o primeiro dia de competições dos Jogos Regionais. Atletas de São José dos Campos estão competindo nas modalidades de ciclismo BMX, bocha, basquetebol feminino, futebol feminino, tênis masculino, badminton masculino e feminino e vôlei de praia masculino e feminino.

As equipes joseenses estão chegando aos poucos a Ilhabela, de acordo com a programação das competições. Na terça-feira, dois ônibus e um micro-ônibus transportaram os atletas do basquete feminino, bocha, ciclismo BMX, damas, futebol masculino, tênis de campo, vôlei de praia e fisioterapeutas.

Os 63º Jogos Regionais são uma realização da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado em conjunto com as prefeituras de Ilhabela e São Sebastião. Este é o segundo ano consecutivo que as duas cidades sediam a competição.