Wagner Matheus

De terça (6) a sexta-feira (9), estudantes de quatro escolas estaduais do município receberão o programa Cidade Cidadã, criado pela Assessoria de Programas para a Juventude da Prefeitura de São José dos Campos. Serão abordados vários temas, no formato de bate-papo, estimulando ampla participação dos alunos.

Os temas levados a cada escola serão os seguintes: saúde (sexualidade, gravidez precoce, saúde mental, uso de drogas), segurança, segurança no trânsito e empreendedorismo. Será escolhida uma pessoa como mediadora e os participantes poderão fazer perguntas.

O programa Cidade Cidadã é mais nova ação da Prefeitura para o público jovem. Foi lançado no dia 24 de junho, na Escola Estadual Yoshiya Takaoka, na Vila Paiva, região norte. Mais de 100 estudantes do Ensino Médio foram atendidos.

No lançamento, foram oferecidos vários serviços úteis para os estudantes. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) forneceu carteiras de trabalho; o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) cadastrou interessados para os programas de estágios e Jovem Aprendiz; e a startup joseense Jobis divulgou o serviço gratuito de perfis para vagas de emprego desenvolvido por ela.

Após a primeira apresentação, o Cidade Cidadã foi interrompido devido às férias escolares. Nesta semana, o programa volta com as palestras e, em seguida, as mesmas escolas receberão o “pacote” de serviços já levado à Yoshiya Takaoka. A sequência do programa terá novas escolas estaduais na agenda.

Cidade Cidadã

O Programa Cidade Cidadã foi criado pela Prefeitura de São José dos Campos com base legal no Estatuto da Juventude. Realizado em parceria com a Diretoria de Ensino de São José dos Campos, nesta primeira fase, equipes da Prefeitura e de instituições convidadas farão visitas nas escolas estaduais, onde serão discutidos com os alunos do Ensino Médio temas relacionados à juventude, como drogas, suicídio, segurança no trânsito, consciência digital, gravidez precoce, além de oficinas culturais, serviços, entre outros.

O Cidade Cidadã tem um módulo no formato de um “talk” descontraído e com muita participação dos jovens, ao vivo e pelas redes sociais. O programa será levado a outras instituições educacionais e à Fundação Casa. Serão envolvidos profissionais das secretarias de Saúde, Mobilidade Urbana e Apoio Social ao Cidadão, além de instituições parceiras, como a Polícia Militar e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

No Inpe

A etapa seguinte do programa irá envolver o Inpe. Os representantes das escolas irão conhecer a estrutura do instituto e, a partir daí, cada grupo terá como missão elaborar o georreferenciamento dos equipamentos públicos existentes no entorno da sua escola.

A partir das imagens de satélite de sua região, os estudantes serão chamados para elencar as demandas prioritárias de novos equipamentos públicos nas proximidades da escola. Após o levantamento do trabalho, sempre com a supervisão de técnicos do Inpe, será feita uma apresentação final para os setores da Prefeitura responsáveis pela infraestrutura urbana do município.

Para participar desse trabalho, serão formados grupos de até 30 estudantes, escolhidos através dos grêmios estudantis ou indicados pela escola. Esses grupos funcionarão como multiplicadores para levar o conhecimento para toda a população escolar.

O Programa Cidade Cidadã é gerido pela Assessoria de Programas para a Juventude da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, da Prefeitura de São José dos Campos.

Programa Cidade Cidadã
Horário – das 8h às 11h30
Dia 6 – terça-feira – E.E. Lourdes Maria de Camargo – Jardim Imperial, região sul
Dia 7 – quarta-feira – E.E. Yoshiya Takaoka – Vila Paiva, região norte