Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

As equipes que representam o esporte de alto rendimento de São José dos Campos prometem muita movimentação neste final de semana. A começar pela estreia do São José Rugby no Campeonato Brasileiro de Rugby XV. O jogo será no sábado (31), às 15h, diante do Pasteur, no campo do Centro de Treinamento Ange Guimerá, que está instalado dentro do Centro Poliesportivo Campo dos Alemães, na região sul.

O jogo vai reviver a final do último Campeonato Paulista, disputada em junho, em São José dos Campos, quando o São José perdeu por 22 a 21 e deixou escapar o título, apesar de ter tido melhor desempenho que os adversários no decorrer da competição.

Futebol feminino

O São José Futebol Feminino enfrenta o São Paulo também no sábado, às 10h, no Estádio Martins Pereira. O jogo vale pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Paulista. As Meninas da Águia estão no mesmo grupo de Santos, Palmeiras e São Paulo.

A equipe ainda não pontuou nesta etapa da competição. Na rodada anterior, foi até Vinhedo, onde foi superada pelo Palmeiras por 2 a 0. No primeiro turno, São José e São Paulo se enfrentaram no Pacaembu e o Tricolor levou a melhor: 1 a 0. Mesmo sem chance de classificação à próxima fase, o técnico Cleber Arildo diz que o São José buscará a vitória.

A entrada é solidária: 1 kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade do município.

Wrestling

Ainda no sábado, os atletas João Silva e Grabriela Rocha tentam o bicampeonato no Brasileiro sub-23 de wrestling, que será disputado em Cubatão (SP).

BMX Racing

Outra modalidade com atletas joseenses em ação é o ciclismo BMX Racing, a categoria tradicional do bicicross. O atleta Pedro Queiroz, de 16 anos, irá representar a cidade no Campeonato Centro-Americano que será disputado na cidade de Quetzaltenango, na Guatemala (América Central). Ele irá competir na categoria junior man, para atletas de 17 e 18 anos, representando a equipe PenksTld, de São José dos Campos

Segundo Valdir Junior, diretor e técnico do time, “o Pedrinho chega a essa competição muito bem preparado e com chances reais de conquistar um bom resultado”. A competição é válida pelo ranking mundial da modalidade.

Enquanto Pedro vai à Guatemala, os outros treze atletas da equipe, entre 6 e 49 anos de idade, disputam a sétima etapa do Campeonato Paulista no domingo (1º), às 10h, na cidade de Cosmópolis (SP). A equipe está em quarto lugar na competição.