Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Foi uma noite inesquecível para a maioria dos jovens que quase lotaram o Teatro Municipal, na região central, na quarta-feira (18). Integrantes das equipes do Programa Atleta Cidadão, alunos das unidades esportivas da Prefeitura, estudantes de escolas estaduais, jovens de toda a cidade foram ver e ouvir Gustavo Borges, ganhador de quatro medalhas olímpicas para a natação brasileira.

Muitos professores de educação física e de outras disciplinas também estiveram presentes. Por isso, a palestra intitulada Atitude de Campeão caiu sob medida para o público. Afinal, é o que todos buscam na carreira esportiva e na vida. Antes do início da palestra, a apresentação do grupo Fusion Funk, que tem 10 anos de atividades em São José, foi bastante aplaudida.

A vinda de Gustavo Borges marcou a retomada do programa Inspirando São José, que foi criado em 2017 pela Assessoria de Programas para a Juventude da Prefeitura de São José dos Campos, teve duas edições e agora volta com força total. O programa tem como objetivo levar inspiração e motivação para o público jovem com temas como superação, valorização, empreendedorismo, protagonismo, liderança, entre outros.

Ele falou de sua trajetória na natação, iniciada na cidade de Ituverava (SP). E deixou recados importantes. “Quando a gente reclama a gente perde, quando a gente agradece, a gente ganha”, mostrando a importância de ter foco, persistência, garra e generosidade para atingir os objetivos. “O importante é decidir onde se quer chegar e construir o caminho para chegar lá.”

Gustavo Borges conquistou quatro medalhas olímpicas e dezenove pan-americanas. O nadador deixou as piscinas em 2004. Em 2012, entrou para o International Swimming Hall of Fame, a galeria da fama da natação mundial, tendo sido o segundo brasileiro a ser homenageado pela instituição.

Referência

Integrando um grande grupo do Atleta Cidadão, a nadadora Brenda Beatriz Cristaldo, 16 anos, moradora no Jardim América, na região sul, foi ao Inspirando para conhecer a mensagem do palestrante. “Ele é uma referência, quero escutar o que ele tem a dizer para me motivar”, afirmou Brenda, que pratica natação desde os 7 anos de idade e treina atualmente na piscina da Associação Esportiva São José.

Ela revelou que também tem outros ídolos saídos de sua modalidade. “Eles me transmitem dedicação, força, técnica e tudo isso me motiva a ser melhor”, concluiu Brenda, que coleciona boas vitórias na natação e tem o estilo costas como o preferido.

Motivação

Mais do que para o esporte, um grupo de 28 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Valmar Lourenço Santiago, do bairro Campos de São José, na região leste, foi ao Inspirando buscar motivação para a vida. A escola é uma das quatro que estão participando do programa Cidade Cidadã, também implantado pela Assessoria para a Juventude.

“Quando soubemos que quem viria era o Gustavo Borges, achamos importante passar a mensagem de quem já foi protagonista para que eles possam se motivar nos seus projetos de vida”, disse a professora de biologia Yruama Cosme do Nascimento, 47 anos. “Também é importante que eles saiam do seu mundinho no bairro e tenham outras experiências.”

A oportunidade de assistir à palestra foi levada a sério pela escola. Tanto que foi organizada uma atividade envolvendo as disciplinas de educação física, biologia e geografia. O tema foi a carreira de Gustavo Borges.

Na piscina

Antes da palestra, durante a tarde, o ex-nadador visitou a piscina do Centro Esportivo Jardim Morumbi, na região sul. Lá estavam cerca de 70 crianças de três programas da Prefeitura: Nadando Primeiro, Atleta Cidadão e do programa de treinamento na piscina da unidade. Familiares das crianças e moradores do bairro, além de atletas do judô que estavam em treinamento no local, puderam conversar com o ex-atleta.

Borges promoveu uma dinâmica com as crianças na piscina, dando ensinamentos sobre os valores que devem ser adotados por todos para buscar resultados.